O
QUE É SIMULAÇÃO?
Os processos de modelagem e simulação estão intimamente vinculados, portanto, pode-se defini-los como uma experimentação computacional, onde usamos modelos de um sistema real ou idealizado para o estudo de problemas reais de natureza complexa, com o objetivo de testar diferentes alternativas operacionais a fim de encontrar e propor melhores formas de operação que visem a otimização do sistema como um todo. Contudo, vale ressaltar, que a simulação propriamente dita nada mais é do que a experimentação, etapa posterior à construção do modelo conceitual e da modelagem computacional, ou seja, trata-se da fase de testes.
Figura 1: Etapas do Processo de Modelagem e Simulação
Como observado no esquema acima, a simulação é a
terceira etapa – executada após a construção do modelo conceitual e legitimação
do modelo computacional – onde serão consideradas e testadas as diversas alternativas
propostas. Nesta fase ocorrerão testes experimentais para a realização das
análises pertinentes, a fim de avaliar o efeito de possíveis alterações antes
que elas sejam executadas de fato. Dessa forma, o ponto central do processo de
simulação é testar várias soluções para um determinado problema antes que as
mesmas sejam implementadas, ou seja, os recursos somente serão investidos em
propostas exaustivamente avaliadas e que tenham o retorno comprovado.
Situações onde podem ser aplicadas
a Modelagem e a Simulação:
-
Saber qual melhor estratégia adotar para um investimento futuro, como iniciar
uma operação ou projeto novo ou mesmo ampliar e desenvolver um já existente.
- Identificar
gargalos e pontos críticos do processo. Exemplo: estoques desnecessários,
recursos ociosos, setups desnecessários etc.
-
Conceber uma ideia ou compreensão mais clara do processo no qual se deseja
melhorar.
- Testar novas
alternativas e métodos antes de sua implementação de fato, a fim de evitar interferências
no processo em uso naquele momento.
TIPOS DE SIMULADORES
Simulador é
um software com a capacidade de reproduzir o comportamento de um sistema,
ou seja, simuladores reproduzem situações que não estão ocorrendo de fato.
Os
dois principais tipos de simuladores são:
Simuladores
de interface gráfica e orientados a objeto
Esses simuladores
apresentam como principais características:
-
Interface gráfica de comunicação com o usuário;
-
Desenvolvimento de modelos orientados a objeto;
-
Criam animações do modelo executado;
-
Fornecem relatórios sobre os modelos executados;
-
Fornecem ferramentas estatísticas para tratamento dos dados utilizados na
simulação.
Exemplo: ARENA,
PROMODEL, AUTOMOD, entre outros.
Simuladores
interativos e inteligentes
Simuladores e interativos e
inteligentes são considerados como a nova tendência. Podem-se destacar como
principais características:
-
Emprego de recursos de realidade virtual;
-
Inteligência Artificial;
-
Sistemas Especialistas.
O
QUE É LINGUAGEM DE SIMULAÇÃO?
Geralmente, modelos de simulação são muito complicados e possuem várias interações dentro dos elementos de um sistema, além disso, muitas destas interações se modificam ao longo da execução do programa. Pensando nisso, começou-se a desenvolver linguagens especiais que simplificavam a tradução, quando comparadas às linguagens genéricas.
Características:
- Fornece a maioria dos aspectos necessários à
programação;
- Reduz o trabalho de programador;
- Fornece um framework natural para modelagem;
- Possibilita a fácil alteração dos modelos;
- Facilita a detecção de erros
Principais Vantagens:
- Modelador já conhece a linguagem;
- Disponibilidade;
- Reduz o tempo de execução;
- Possibilita certa flexibilidade de programação;
- Custos menores de programação.
TIPOS
DE LINGUAGENS DE SIMULAÇÃO
Linguagens
de simulação contínuas:
-
CSMP, DYNAMO
-
Equações diferenciais
- Usadas em engenharia
química
Linguagens
de simulação de eventos discretos:
- SIMULA, GPSS
Combinadas:
-
SIMSCRIPT e GASP
-
Permitem simulações discretas, contínuas ou combinadas.
LINGUAGEM
DE SIMULAÇÃO GPSS
A
primeira versão do GPSS (General Purpose Simulation System) foi lançada
em 1961 pela IBM. E por ser a principal linguagem de simulação da IBM, a
empresa desenvolveu um grande número de aplicações nestes mais de 50 anos de existência
do GPSS. Inicialmente, a ideia de projetar o GPSS foi a de inventar uma
ferramenta que pudesse ser usada por não especialistas, o que acabou por
motivar a representação gráfica dos modelos.
Assim, um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por
onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema. Atualmente,
as versões disponíveis mais conhecidas são GPPS/H, GPSS World e WebGPSS. Além disso,
diversas ferramentas de simulação, como a linguagem ARENA, foram fortemente
influenciadas pelo GPSS.
Blocos
GPSS
Na linguagem GPSS, um modelo é descrito através de um diagrama de blocos. Funciona da seguinte forma: existe um
conjunto de blocos à disposição do programador,
os quais podem ser interconectados
para representar um sistema. A figura abaixo mostra os desenhos dos principais blocos no ambiente WebGPSS.
Figura 2: Principais Blocos do GPSS.
O bloco GENERATE é usado para gerar transações (Exemplos: pessoa em um supermercado, navio em um porto, mensagem em uma rede, etc.). Essas transações são as entidades temporárias do modelo e fluem pelo sistema, passando de bloco em bloco. Quando uma transação entra num bloco, a ação correspondente ao bloco é executada. Lembrando que, cada tipo de bloco exerce uma função específica sobre as entidades do modelo. Ressalta-se ainda, que:
-
A maioria das entidades de um modelo não precisa ser declarada;
-
As informações de saída são geradas automaticamente;
-
Cada transação possui um conjunto de atributos, que podem ser testados e
alterados durante a vida da transação;
-
Quando uma transação entra num bloco, os seus atributos podem ser usados para
moldar a ação a ser executada pelo bloco;
-
Um mesmo bloco pode reter diversas transações;
-
Cópias de uma transação podem ser geradas pelo bloco SPLIT;
-
Uma transação é removida do sistema quando entra num bloco TERMINATE;
-
O bloco TERMINATE possui um operando que é usado para decrementar o contador de
FIM_DE_SIMULAÇÃO, assim quando o contador atinge zero, a simulação termina (o
valor inicial do contador é estabelecido no comando START, responsável por colocar o modelo em
funcionamento);
- No final da
execução do modelo, os resultados da simulação são mostrados automaticamente.
Principais
Entidades do GPSS
Entidades
básicas
- Blocos (que formam o diagrama)
-
Transações (que fluem pelo diagrama)
Equipamentos
-
Recursos
ou “facilidades” (facilities)
-
Depósitos
(storages)
- Chaves lógicas (logical
switches)
Tipos de Blocos
-
GENERATE e TERMINATE: Criar e destruir transações.
-
ASSIGN: Alterar parâmetros de transações.
-
TEST e TRANSFER: Desviar o fluxo de transações.
-
ADVANCE: Fazer uma transação esperar por um período de tempo.
-
SEIZE/RELEASE: Requisitar/liberar recurso.
-
ENTER/LEAVE: Requisitar/liberar um depósito.
-
QUEUE, TABULATE: Coletar estatísticas.
-
SPLIT: Duplicar transações.
- LINK: Encadear
transações à filas.
EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA LINGUAGEM
DE PROGRAMAÇÃO GPSS
Barbearia em GPSS
Empreendimento:
Barbearia do João com 3 cadeiras na sala de espera
CAD STORAGE 3 ; 3 cadeiras na sala de estar
GENERATE 10,2
TEST LE S$CAD,2,DESISTE
ENTER CAD,1
SEIZE BARB
LEAVE CAD,1
ADVANCE 12,2
RELEASE BARB
DESISTE TERMINATE 1
Resultado da Simulação
Figura 3: Resultado da Simulação usando o GPSS.
OBSERVAÇÃO:
Cadeias
do GPSS
- Cadeia dos Eventos Correntes
(Current Event Chain – CEC): contém as transações a serem
movimentadas no tempo atual;
- Cadeia dos Eventos Futuros (Future Event Chain – FEC): contém as transações a serem
movimentadas no tempo futuro (ordenadas pelo tempo em que devem ser
movimentadas).
REFERÊNCIAS
Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~guiga/ine5101/LivroPF/Cap%201.pdf> Acesso em: 01/06/2014.
Disponível em: <http://paginas.fe.up.pt/~feliz/newSim_cap11_PI.pdf> Acesso em: 02/06/2014.
Disponível em: <http://simulacaoemodelacaocomputacional.blogspot.com.br/2007/10/tipos-de-simuladores.html> Acesso em: 02/06/2014.
Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/prod/v9n1/v9n1a02> Acesso em: 03/06/2014.
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